Tudo sobre Whey Protein!
Tudo sobre Whey Protein
O Whey Protein é um suplemento alimentar de proteína, essa proteína é extraída do soro do leite de vaca, sabe aquele líquido meio esbranquiçado que sai do leite durante a produção de queijo e que as nossas mães e avós quando faziam queijo jogam fora? Pois é, aquilo é o mais puro Whey Protein. É claro que as indústrias de suplementos pensaram em melhorar os aspectos de apresentação desse produto (e disso nós da Adaptogen entendemos muito bem) e adicionaram a ele alguns compostos como aromas, adoçantes e espessantes até chegar nesse suplemento saboroso, saudável e cheio de benefícios.
Para quem ainda não sabe, a proteína é um dos macros nutrientes mais importantes para o processo de hipertrofia (aumento da massa muscular), pois além de toda atuação dos aminoácidos nas células musculares e seu papel fundamental na síntese proteica, ela também auxilia em vários processos metabólicos, essenciais não apenas para a hipertrofia, mas também para a manutenção da saúde e prevenção de doenças:
- Melhora do sistema imunológico pela atuação direta nas células de defesa do organismo;
- Controle da pressão arterial;
- Reduz o colesterol;
- Possui ação antioxidante;
- Evita o catabolismo;
- Alto poder de absorção de proteínas;
- Aumenta o poder de sensibilidade insulínica;
- Previne canceres e doenças cardiovasculares, graças a seu poder desintoxicante e imune estimulante;
- Ajuda nos processos de emagrecimento, não apenas pelas questões metabólicas, mas também pelo sabor, pois a inclusão desse suplemento na dieta reduz a vontade de comer doce e dar aquelas temidas “escapadas” na dieta. (Aliás, se você ainda não provou nosso queridinho dos atletas e nutricionistas: Tasty Whey, você está vivendo sua vida da forma errada);
- Devido a grande quantidade de aminoácidos essenciais presentes nesse suplemento o whey protein ajuda na cicatrização e é muito usado e recomendado por médicos/ nutricionistas também em terapias pós cirúrgicas.
Mas que tipo de Whey Protein devo escolher?
O que difere esse produto de seus vários tipos são a filtragem e a velocidade de absorção:
Concentrado: Esse foi o primeiro tipo de whey a ser desenvolvido, passa apenas por uma filtragem, então seus índices de carboidratos e gorduras são maiores em relação aos demais. Atenção aqui para os intolerantes a lactose: evite usar esse tipo, mas se você não tem nenhuma intolerância ou alergia, esse whey pode ser uma boa opção para você, tanto se estiver focando em emagrecimento à hipertrofia. O Gold Whey é nosso concentrado.
Isolado e Hidrolisado: É a proteína mais pura, por isso sua absorção é ainda mais rápida, em comparação com o concentrado. Esse tipo passa por filtragem especial, geralmente é o tipo mais caro, pois exige uma produção mais complexa, indicado para quem tem alguma restrição alimentares, como dificuldade de digestão proteica e intolerância à caseína, pois sua purificação e fragmentação aumentam as chances de digestão e reduz possíveis desconfortos abdominais, acne e outros. O Tasty Iso é nosso isolado e hidrolisado.
3W: Esse é a junção dos 3 tipos de whey citados acima, seu tempo de absorção e usabilidade no organismo vai depender de cada pessoa, de forma individualizada, porem ele reúne o que há de melhor dos 3 tipos. O Adapto Whey e o Tasty Whey são nossos 3W.
Ainda existe no mercado outros tipos, como a proteína vegetal, sua fonte, diferente das demais, não vem do leite, e sim de vegetais proteicos como a ervilha, arroz e batata. Seu público alvo não são apenas veganos e vegetarianos, mas também indivíduos com grandes restrições alimentares e/ou com restrições dietéticas. Temos o Vegan Iso em nossa linha.
Agora você já conhece quase tudo desse suplemento, basta apenas entender quando e quem deve usar esse produto e aqui só tem notícia boa, diferente do que muita gente imagina o Whey Protein não é indicado apenas para quem treina ou pratica alguma atividade física, ele pode e deve ser utilizado para compor a dieta de idosos e pessoas da terceira idade, tanto pela questão de manter a massa muscular, quanto pela praticidade para bater a ingestão de proteínas diárias. Pode ser usado também para crianças, em doses menores que as habituais, mas elas costumam consumir esse suplemento acompanhado de frutas e/ou vitaminas, por exemplo.
E gestantes, será que esse é um produto indicado para essas mulheres?
Com certeza! Além de ser super pratico, qualquer um pode levar para onde for em doses separadas, as gravidas costumam usar esse suplemento como um aliado na alimentação principalmente quando os hormônios atacam e aquela vontade maluca de doce teima em aparecer.
Quando tomar?
Isso vai depender da sua dieta geral, dos seus objetivos e da sua rotina. O mais importante para saber sobre as proteínas, é que diferente do carboidrato, ela não precisa ter um horário especifico para consumi-las (exemplo: impreterivelmente antes, durante ou depois do treino), o que vai te gerar resultados significativos é a quantidade proteica que você ingere ao longo do dia de forma fracionada.
Agora que você já é quase um expert em Whey Protein, escolha já o seu no nosso site e desfrute de uma vida saudável, gostosa e proteica.
Escrito Por:
Carol Carvalho – @carolcarvalhonutri_
CRN 3 58974
NUTRICIONISTA DA CLINICA METAVITA – SAUDE E PERFORMANCE ESPORTIVA
GRADUADO PELA FACULDADE SAO JUDAS TADEU
FORMADA EM GASTRONOMIA FUNCIONAL E FITNESS – CENTRO DE GASTRONOMIA IGA
PÓS GRADUADA EM NUTRIÇÃO ESPORTIVA FUNCIONAL – CENTRO DE NUTRIÇÃO FUNCIONAL VP
PÓS GRADUANDA EM BODYBUILDING COACH – UNIGUAÇU