Glutamina: O que é, quais são os benefícios e como tomar.
O que é a Glutamina?
Para quem realiza treinos, a glutamina é muito conhecida. Ela tem a função de um aminoácido não-essencial, produzido naturalmente pelo organismo.
Além de agir nas funções metabólicas, a glutamina também serve para o transporte de amônia e nitrogênio na corrente sanguínea. Embora esteja em abundância no organismo, quando o corpo passa treinos intensos ou dietas restritivas, o fornecimento da glutamina pelo organismo não é suficiente.
Dessa forma, em muitas ocasiões a suplementação é necessária, tornando-se uma alternativa para fortalecer as funções metabólicas.
Para que serve a Glutamina?
A glutamina age de diversas formas no organismo. Entre elas, é um importante transportador de nitrogênio entre tecidos do nosso corpo. Além disso, auxilia na produção de energia, atuando como um poderoso combustível para o sistema imune.
Esse aminoácido atua na melhora da função intestinal porque auxilia as células do intestino. Sem contar a sua importante ação regeneradora do tecido muscular. Ele também é indispensável para a defesa do organismo contra doenças e infecções.
Especificamente para quem pratica exercícios físicos intensos, ela auxilia na recuperação rápida do músculo, ajuda para o ganho muscular e perda de gordura.
Benefícios da Glutamina:
- Estimula a síntese proteica;
- Aumenta a resistência a infecções;
- Reduz a dor muscular após o exercício físico;
- Auxilia para o aumento de massa muscular;
- Fortalece a imunidade;
- Ajuda a saúde intestinal.
Como tomar a Glutamina?
Recomenda-se a ingestão de 5 gramas em média de glutamina. Essa quantidade pode ser misturada a água ou bebida de sua preferência. Mas pode variar de pessoa para pessoa. Por essa razão, o ideal é buscar o auxílio de um nutricionista, para que o profissional indique a quantidade necessária para o seu organismo.
Onde encontrar glutamina?
Os alimentos abaixo são fontes de glutamina:
- Peixes;
- Ovos;
- Iogurte;
- Leite;
- Queijo;
- Feijão;
- Favas;
- Ervilhas;
- Beterraba;
- Espinafre;
- Couve;
- Salsa;
- Carnes.
Além dos alimentos, muitos atletas consomem glutamina por meio de suplementos, como o Glutamine Fermented. Esse suplemento da Adaptogen vem de um processo de fermentação de legumes, principalmente da beterraba. Ele é 100% natural, vegetariano e possui uma absorção muito superior às glutaminas tradicionais.
Agora, se o objetivo é consumir glutamina combinado com BCAAs – aminoácidos essenciais que não são produzidos naturalmente pelo organismo -, o Natural Protodh Unflavor é o mais indicado.
Formulado com ingredientes naturais, livre de colesterol e lactose, possui os benefícios de “hidrólise” que converte moléculas de proteína em pequenos peptídeos (di e tri-peptídeos) que resultam em uma rápida fonte de proteína para seu corpo.
Quando tomar Glutamina?
Depende de seu objetivo. Para quem deseja diminuir a fadiga e aumentar a performance durante o treino, a indicação é consumir glutamina antes dos exercícios.
Se consumida após o treino, o aminoácido atuará na reposição dos tecidos musculares. Além disso, a glutamina não engorda, afinal afeta apenas os músculos.
Conheça já as opções de suplemento de Glutamina em pó Adaptogen e obtenha todos esses benefícios.